Avançar para o conteúdo principal

divulgação: workshop dramaturgia tribal

Horário: 6 fevereiro 2010 às 14:30 a 14 fevereiro 2010 às 20:30
Local: ACE/Teatro do Bolhão
Organizado por: Luciano José de Sousa Amarelo


Descrição do evento:
Dramaturgia Tribal - Workshop de exploração da imaginação simbólica
com Jorge Palinhos. 14h30-19h30 (20 horas).

ACE/Teatro do Bolhão, Praça Coronel Pacheco, 1.
Valor: 75€.
Valor Amigo Terra na Boca: 67,50€

Este workshop pretende explorar a escrita dramática através dos
símbolos, dos ritos e dos mitos que regem invisivelmente a nossa vida.
Com base em estudos mitológicos, antropológicos, semióticos e
textuais, os participantes farão vários exercícios que lhes permitam
mergulhar na sua mitologia pessoal e compreender quais as histórias
que querem contar e o que é que as histórias significam para si.
Público-alvo: estudantes e profissionais de teatro e todos os
interessados em escrita criativa e dramática.

Programa do curso
1.º dia – sábado, 6 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Apresentação/Aquecimento
2) Totem
2.1) A criação
2.2) O inferno
2.3) A caixa
3) Debate

2.º dia – domingo, 7 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Aquecimento
2) Tabu
2.1) O labirinto
2.2) A floresta
2.3) A destruição
3) Distribuição de trabalhos

3.º dia – sábado, 13 de Fevereiro – 14h30-19h30
1) Aquecimento
2) Apolo e Dionísio
2.1) A flauta e a harpa
2.2) O sol e a lua
2.3) Os trabalhos e os dias
3) Leitura e debate sobre os trabalhos

4.º dia – domingo – 14 de Fevereiro – 14h30-20h30
1) Aquecimento
2) O lugar de onde se vê
2.1) O movimento das palavras
2.2) O espaço das palavras
2.3) Os arquétipos
3) Leitura e debate sobre os trabalhos realizados

19h30 – Leitura aberta ao público, de entrada livre, com a colaboração
de actores profissionais.



Mínimo: 8 pessoas. Máximo: 15 pessoas.
Inscrições até dia 31 de Janeiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

da via panorâmica

A nossa casa é linda. Repara como aqui apertadinhos estamos tão bem um para o outro. Aqui tudo é teu e meu; nosso, nosso, quero eu dizer! Deixa-me ver, temos o lençol, este saco-cama velho e sujo, a roupa que trazemos no corpo e pronto. De resto nada, de mais nada. Estendidos na relva, de papo para o ar, nem as paredes de uma velha casa em ruínas nos separam do trânsito e das pessoas. Por vezes, pelos menos para mim, o dia custa a passar: levantar-me todos os dias, percorrer um par de metros, parar em frente ao centro comercial e implorar pela misericórdia de quem entra e sai das lojas; cansa-me. De segunda a domingo – sempre, sempre na iminência de nem uma migalha ter para partilhar contigo – deixa-me triste, muito mesmo. Desculpa. Sabes bem que o que nos faz andar nisto é o vício, a dependência de umas gramas de pó, para mim e para ti, em comunhão. Podíamos pensar em trabalhar como todos eles. Sim, a tempo inteiro, a fazer qualquer coisa. Vejo-me até a lavar escadas, a limpar a

de ontem

Fiz-me ao caminho, rumei a Norte. Para trás deixei tudo, aqueles que amava, que detestava, que me eram indiferentes. Ouvi aqui e ali que era doido. “Deixas assim o sítio que te viu nascer?”, “ Mas, e o amor? o nosso amor…”. Nada lhes respondi. Durante anos, olhei para o chão, agora feito de granito, escuro, mesmo em dias em que a luz toma conta dos dias. Sempre na sombra de outros, à espera de acordar de novo, fazer de conta que os caminhos incertos eram os mesmos de outrora, as plantas, os turistas… Com o corpo pesado, a mente turva de ideias vazia, vagueio em terra alheia. Mudar custa sempre, ainda que entre mim e o passado presente, haja somente a distância de um braço de rio.