Avançar para o conteúdo principal

o mais feio de todos

Já perdi a conta às vezes que me aturaste. Em que ao ouvires a minha voz apagada disseste “isso não é nada, rapaz”. Do trabalho aos namoros, tenho dias que só me apetece mandar tudo à merda, família, amigos, tudo positivamente. É nessas ocasiões que qual messias, o telefone toca e lá vens tu com uma palavra ponderada, esclarecido como poucos, o homem que também puxa a minha carroça para a frente.

Miguel, ainda te lembras do dia em que começámos a crescer juntos?, eu tenho isso bem presente: Era Julho, apareceste em Lisboa com o teu pai e ficaste lá em casa, mesmo depois dele ter regressado a Odemira, a partilhar as tuas férias comigo. Jogámos à bola juntos, andámos na rua a derrotar ao keips todos os ranhosos da Feliciano de Sousa (este gajo foi um sindicalista dos inícios do século XX, sabias?) e fomos de certeza à bola, ver o Atlético levar no pêlo - uns anos depois destes primeiros episódios, estivemos no velho estádio da luz a assistir a uma partida de futebol da Taça de Portugal, em que o Benfica recebeu e venceu, após prolongamento o Guimarães: o que chovia, como nós ficámos encharcados. Que vitória!

E os projectos por realizar, meu bom rapaz?! Espero escrever contigo, filmar contigo, no fundo divertir-me e desfrutar da tua companhia. Se conheço o Algarve e tenho hoje em dia uma boa relação com o sítio, devo-o a ti. Desde a tua mudança lá para baixo, que faço questão de, quase religiosamente, ir até São Brás fazer-te uma visita. Começo a movimentar-me à vontade por Tavira, Faro, Loulé. Tudo porque tu estás aí, só por isso.

Desculpa não ter estado em Cádis para o casamento. Foi de repente, tão inesperado, teria de pôr algo formal, para não fazer má figura. Estar fora do meu ambiente. Custou-me ficar no Porto, saber só dos pormenores telegráficos da cerimónia. Merecias o meu esforço.

Uma última coisa, vejo-te como um irmão, tremo de poder perder-te um dia. Partires para outro lugar. Nos teus fins-de-semana em Espanha, desejo sempre que regresses sem sobressaltos. Se um dia decidires a tua vida por lá, como é que eu fico? Provavelmente mais sozinho, com menos paciência e amor para dar a quem esteja comigo. Sabes, mesmo com alguma diferença de idade, somos muito parecidos, quase iguais: cabelo grisalho, olhos verdes… e claro, o sangue que corre, AHR negativo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

da via panorâmica

A nossa casa é linda. Repara como aqui apertadinhos estamos tão bem um para o outro. Aqui tudo é teu e meu; nosso, nosso, quero eu dizer! Deixa-me ver, temos o lençol, este saco-cama velho e sujo, a roupa que trazemos no corpo e pronto. De resto nada, de mais nada. Estendidos na relva, de papo para o ar, nem as paredes de uma velha casa em ruínas nos separam do trânsito e das pessoas. Por vezes, pelos menos para mim, o dia custa a passar: levantar-me todos os dias, percorrer um par de metros, parar em frente ao centro comercial e implorar pela misericórdia de quem entra e sai das lojas; cansa-me. De segunda a domingo – sempre, sempre na iminência de nem uma migalha ter para partilhar contigo – deixa-me triste, muito mesmo. Desculpa. Sabes bem que o que nos faz andar nisto é o vício, a dependência de umas gramas de pó, para mim e para ti, em comunhão. Podíamos pensar em trabalhar como todos eles. Sim, a tempo inteiro, a fazer qualquer coisa. Vejo-me até a lavar escadas, a limpar a

de ontem

Fiz-me ao caminho, rumei a Norte. Para trás deixei tudo, aqueles que amava, que detestava, que me eram indiferentes. Ouvi aqui e ali que era doido. “Deixas assim o sítio que te viu nascer?”, “ Mas, e o amor? o nosso amor…”. Nada lhes respondi. Durante anos, olhei para o chão, agora feito de granito, escuro, mesmo em dias em que a luz toma conta dos dias. Sempre na sombra de outros, à espera de acordar de novo, fazer de conta que os caminhos incertos eram os mesmos de outrora, as plantas, os turistas… Com o corpo pesado, a mente turva de ideias vazia, vagueio em terra alheia. Mudar custa sempre, ainda que entre mim e o passado presente, haja somente a distância de um braço de rio.